ARTROSE

DEFINIÇÃO

PREVENÇÃO

DIAGNÓSTICO

TRATAMENTO

 

DEFINIÇÃO

A artrose do quadril é uma enfermidade que se caracteriza por uma destruição progressiva das cartilagens que revestem as superfícies ósseas que compõem essa articulação, que são a cavidade acetabular da bacia e a cabeça do fêmur. Ela também pode ser chamada de osteoartrite, osteoartrose ou doença degenerativa do quadril e é o tipo mais comum de artrite que se desenvolve ao longo da vida.

PREVENÇÃO

O excesso de peso corporal, a solicitação excessiva da articulação por atividades ou esportes de impacto, permanecer muito tempo em pé, como em determinadas profissões são alguns dos fatores que podem predispor ao aparecimento da artrose. Portanto, se essas atividades puderem ser evitadas ou atenuadas, isso ajudará a prevenir ou retardar o aparecimento da enfermidade.

DIAGNÓSTICO

A artrose do quadril é diagnosticada por uma associação entre as queixas do paciente, uma acurada avaliação clínica realizada por especialista e exames complementares, que devem incluir o raio-x simples e podem contar, também, com recursos mais sofisticados, como a artroscopia, a tomografia axial computadorizada e a ressonância nuclear magnética ou artro-ressonância.

TRATAMENTO

O tratamento tem como objetivo aliviar a dor e devolver os movimentos à articulação. Por ser uma doença com várias causas e que acomete pessoas de diferentes atividades e faixas etárias, não existe um tratamento padrão que possa ser indicado para todos os pacientes. Esses tratamentos vão desde a recomendação de perder peso, se o doente for obeso, passando pelos exercícios de correção postural, fisioterapia, prescrição de medicamentos condroprotetores, até às cirurgias para modificar o eixo de apoio do fêmur com a bacia (como na ilustração abaixo) ou à própria substituição total da junta por uma prótese artificial.

Para saber tudo sobre próteses, basta clicar nos links sobre este tema: pessoas até 50 anos, pessoas de 50 até 70 anos, pessoas acima de 70 anos, próteses cimentadas, próteses não cimentadas e substituição de próteses.

 
     
  Web Design Labore Comunicação